Museu Charles Chaplin – The Modern Times Museum: grandiosidade e humanitarismo na mansão Chaplin

2.1_affiche_lumières-ville_g

Desde o final da década de 1990 um arrojado museu vem sendo desenvolvido na antiga mansão Chaplin, localizada na Riviera Suiça, mais especificamente no povoado de Corsier-sur-Vevey, onde Charles Chaplin passou seus últimos anos de vida. O projeto de Philippe Meylan conta com três mil metros quadrados e está localizado numa propriedade de 14 hectares, de acordo com o seu site oficial, e pretende ser inovador, combinando o mundo tradicional do cinema com a vanguarda, incluindo sets animados, hologramas, tecnologia 3D, efeitos especiais de imagem e som entre outros. Tudo isso será dedicado a resgatar e manter viva a trajetória de Chaplin e seu trabalho, assim como o seu humanitarismo. Também estão previstos vários projetores que exibirão filmes de Chaplin, imagens pessoais, documentários e demais informações sobre o artista. O museu pretende ainda abrigar festivais de cinema e música, apresentações de arte e cerimônias que contribuam para causas humanitárias, culturais e para o entretenimento, possuindo inclusive um teatro próprio e espaço para palestras e debates ao ar livre.

Antiga residência de Charles Chaplin, em Vevey - Suíça.

Antiga residência de Charles Chaplin, em Vevey – Suíça.

Na antiga casa de Chaplin estarão em exposição objetos pessoais, o piano de Chaplin, fotos e partes da casa preservadas, como a mesa e cadeiras da sala de jantar, acompanhadas de projeções multimídia da família Chaplin enquanto vivia na propriedade. Haverá ainda um passeio sobre a “Brea Streat”: o visitante poderá caminhar acima de uma espécie de mural que fica sob um piso transparente em que é reproduzida a Avenida de Hollywood em que Chaplin possuía os seus estúdios.
Todo este complexo está situado em meio a uma ampla área verde, com jardins e a paisagem dos Alpes Suíços.
O projeto promete mostrar réplicas dos sets de filmagem e cenários utilizados por Chaplin, como as máquinas das fábricas do filme Tempos Modernos (Moderm Times, EUA, 1936) e uma réplica do estúdio de O garoto (The Kid, EUA, 1921) entre outros. Os visitantes poderão atravessar alguns estúdios durante projeções em 3D de filmes e cenas de bastidores, “interagindo” com a exposição.

Uma área dentro do museu contará com The Charlot Boutique, que disponibilizará para venda milhares de objetos sobre Chaplin para rememorar a visita. Nesta mesma área encontra-se Gold Rush Café, um café inspirado nos filmes de Chaplin. Como diz o material de divulgação do museu (tradução livre), o local destina-se ao “Tempo para fazer uma pausa para uma xícara de café temático, inspirado pelas imagens inesquecíveis de um engraçado, mas romântico Charlie”. Já The London Bar propõe ao público do museu uma parada rápida para um lanche ou um beberico com a bela vista da Riviera Suiça.

Todavia, o museu financiado pela Fundação Nestlé – que já possui na cidade o maior Museu da Alimentação do mundo (Alimentarium) – já teve diversas datas de inauguração, como 2010, 2012 e 2011, todas adiadas. A próxima data prevista é a primavera de 2016, conforme divulgação do site oficial do museu (http://www.chaplinmuseum.com/en/). O site do museu disponibiliza vídeos, imagens e informações das mais diversas e é possível baixar um book em pdf e um vídeo com 10 minutos de duração com imagens em 3D de como será a versão final do museu.

museu chaplin0

Imagem virtual do museu. Fonte: Chaplin Museum

museu chaplin2

Imagem virtual do museu. Fonte: Chaplin Museum

Diante da magnitude do projeto, tais adiamentos são compreensíveis e apenas aguçam os fãs e estudiosos da obra de Charles Chaplin.

Seguem abaixo links de matérias sobre as diversas datas de inauguração do The Modern Times Museum, assim como do site oficial.

Museu Charlie Chaplin será inaugurado em 2010
Disponível em: http://www.webluxo.com.br/menu/museus/charlie-chaplin-museum.htm
Trinta anos depois da morte do ator mais conhecido do cinema mudo, um novo museu dedicado ao artista, na Suíça, será inaugurado em 2012
Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/viagem/2010/04/16/charles-chaplin-ganha-museu/?topo=77,1,1,,,77
Museu Charles Chaplin (previsão de inauguração para 2013)
Disponível em: http://vagabundoadoravel.blogspot.com.br/2012/05/museu-charles-chaplin.html
Museu Chaplin – Cinema clássico (previsão de inauguração para 2013)
Disponível em: http://cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6418:museu-chaplin&catid=54:conte-mais&Itemid=129
Previsão de inauguração para a primavera de 2016 no site oficial: http://www.chaplinmuseum.com/en/
Sobre o Alimentarium – Museu da Alimentação: http://culturasdomundo.com.br/onde-nestle-chaplin-museu-da-alimentacao-se-encontram/

Sobre o Autor

everton luis sanchesEverton Luis Sanches é Doutor em História, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor titular do Centro Universitário Claretiano de Batatais e editor da Revista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história, comportamento, cinema, teatro e Charles Chaplin.

Anúncios

1 comentário

  1. o reconhecimento ao ícone adormecido no sono dos imortais, Chaplin e Carlitos, em meio as suas comemorações carlitos seu centenário e a chaplin a comemoração de 125 anos de idade, neste mês de abril(16), enfim a mídia nem sequer se lembrou em fazer uma pauta se quer, onde mora o sentimento,enfim eu sósia de chaplin pasttella, que há 04 décadas, o protagonizo em vários eventos e filmes comerciais, com o mesmo “um riso e uma lágrima”, presentes em sua filmografia. Esta homenagem foi realizada na praça cívica do Memorial da América Latina, em 22-03, e a realização de um clipe de abertura da programação cultural.
    Gostaria de obter dados da fundação cultural nestlé.

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s