Charlot em Portugal: O Ciclo Charles Chaplin

Por Lívia Fernandes

Olá leitores do Blog Chaplin! Hoje estreio a minha participação por aqui. Apresentarei a vocês algumas histórias, notícias e curiosidades acerca do nosso querido Vagabundo no contexto europeu – especialmente em Portugal (pois estou em programa de mobilidade internacional em uma cidade portuguesa). Vou começar falando do Ciclo Charles Chaplin, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

Bom, como a maioria deve saber, este ano comemoramos o 125º aniversário de Chaplin (abril) e o centenário de seu personagem mais famoso: Charlot – como é conhecido na Europa (fevereiro). Cem anos de bigode, chapéu coco e bengala de bambu. O Teatro Nacional de São Carlos decidiu, então, homenagear nosso gênio com a exibição de alguns dos seus filmes acompanhados pela Orquestra Sinfônica Portuguesa (direção musical de Timothy Brock) nos dias 21, 23, 28 e 30 de março. Estando em uma cidade próxima à Lisboa, claro que não pude perder a oportunidade de viver essa experiência. E, acreditem, foi fantástico!

O Teatro Nacional de São Carlos fica localizado no centro de Lisboa e foi inaugurado em 1793. Fui acompanhada de uma amiga também brasileira. Chegamos em torno das 15h40min para a apresentação das 16h e já víamos bastante movimento. Algumas pessoas estavam fazendo uma recepção na entrada do teatro com figurino característico do Vagabundo. O filme que seria exibido nesse dia (23) era O circo, que eu gosto bastante. Entramos para nos acomodarmos com calma e apreciar o teatro. Confesso que quando vi a fachada do local, imaginei algo simples. Mas para a minha surpresa, fiquei encantada com a beleza e suntuosidade do lugar.

Nos sentamos e rapidamente a casa lotou. Vi crianças entrando, bem animadas. Vi jovens, adolescentes, idosos e adultos, todos esperando ver Carlitos na telona. As luzes se apagam, começa o filme e eu penso: “Vou tentar imaginar que essa é a estreia do filme e o Chaplin está logo ali. Deve estar feliz em ver a casa cheia…”. A Orquestra começa a tocar e em alguns momentos até esquecia que a música era um elemento à parte da exibição. Muito bem sincronizados e maravilhosamente articulados. As primeiras cenas já vem acompanhadas de muitas gargalhadas, o que seria algo presente em todo o filme. As crianças pareciam seguir toda a trama, gargalhando de cada fuga, cada comicidade que se apresentava. Acho que o tempo nunca passou tão rápido: logo me vi observando a última cena.

O círculo se fecha e o filme acaba. Aparece na tela uma foto de Chaplin já pelos seus 50 anos e com um sorriso lindo, com seu nome embaixo. Toda aquela experiência de viver Chaplin no cinema com gargalhadas oriundas de todas as idades, aquela música tão viva, me deixou emocionada. E essa foto no final foi o suficiente pra empurrar as lágrimas dos olhos, que caíram tímidas, mas de forma fácil. Todos batíamos palmas, e não conseguíamos parar. Parecia que ia durar horas e se assim o fosse, ainda seria pouco. Pessoas se levantaram e continuavam a saudar. Foi um momento único! Pude ver o quanto Carlitos está vivo ainda que sejamos sufocados pelas indústrias culturais, pelos filmes comerciais, pela desvalorização da beleza cinematográfica. Quem tiver a oportunidade de ir às próximas sessões, faça-o! Será uma das lembranças mais felizes da minha vida. E viva os 100 anos do Vagabundo! Viva os 125 anos de Chaplin! Para mais informações sobre o Ciclo Chaplin, aqui segue o link do Teatro Nacional de São Carlos: http://tnsc.pt/charles-chaplin-2014/

Poster publicitário, na estação de metrô, em Lisboa

Poster publicitário, na estação de metrô, em Lisboa

Anúncios

8 comentários

  1. Maravilhoso o texto Lívinha. Me emociono quando penso na felicidade infantil que deve ter tomado conta de você. Espero que venham outras experiências como essa, e que elas virem textos tão inspiradores quanto esse.

  2. Que espetáculo, a exibição dos filmes e a descrição do evento pela Lívia. É essa a sensação de estar presente no passado.

  3. Que experiência linda, sinto minhas lágrimas também… Parabéns pelo relato e aguardo as próximas :))

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s