Celebração do centenário do Vagabundo acontecerá em Bolonha, na Itália

O evento será realizado em três dias, a partir de 25 de junho. Foto:  Fondazione Cineteca di Bologna

O evento será realizado em três dias, a partir de 25 de junho.
Fonte: Fondazione Cineteca di Bologna

A Cineteca de Bolonha e o Escritório Oficial de Charles Chaplin, situados na Itália e França, respectivamente, estão organizando uma grande celebração do nascimento do Vagabundo (The Tramp). A programação vai começar na noite de quarta-feira, 25 de junho, na Piazza Maggiore, onde será exibido o filme Kid Auto Races at Venice, acompanhado da Orquestra da Ópera de Bolonha, ao vivo, com composição especial para a ocasião, assinada por Timothy Brockcom. Outros filmes serão exibidos e serão divulgados, conforme forem confirmados.

blogchaplin_kidracesatvenice

Kids Auto Races at Venice (1914)

Na manhã de quinta-feira, uma conferência internacional – mais de 50 participantes foram selecionados de 20 países (Checoslováquia, Índia, Japão, China, entre outros), onde serão realizados vários eventos paralelos, com a proposta de  reavaliar e explorar o legado de Chaplin.

Na noite de quinta-feira, um teatro local sediará dois shows ao vivo: The Art of Laughter, de Jos Houben e Funny Bones, de Dan Kamin. O programa de noite de sexta-feira será uma palestra ilustrada por Kevin Brownlow:  Chaplin e a primeira guerra mundial.

Uma exposição de obras de Chaplin por Leo Kouper, o artista que pintou seu primeiro cartaz de Chaplin na década de 1950, para o relançamento de “Em Busca do Ouro”, irá incluirá ideias que nunca chegou ao departamento de publicidade da United Artists.

Michael Chaplin apresentará sua mais recente pesquisa sobre as origens ciganas do seu pai, e David Totheroh, neto de cinegrafista de Chaplin de longa data, irá discutir o trabalho do seu avô. Os convites foram enviados para os cineastas, escritores e críticos de cinema. Mais informações sobre a programação poderão ser acompanhadas no site do evento:  http://www.cinetecadibologna.it/100charlot_eng

Adaptação da postagem publicada na na página oficial no Facebook.

Anúncios

Sobre Hallyson Alves

Sou historiador e psicólogo. Desde 2007 pesquiso sobre Charles Chaplin, ícone do cinema mundial, sendo este a principal inspiração para a minha dissertação de mestrado. Foi com o intuito de compartilhar um pouco desta pesquisa, que criei o Blog Chaplin, o primeiro blog com conteúdo exclusivo sobre o artista, em língua portuguesa. Além disso, venho construindo o blog Psicologia e Sentido, espaço reservado para conteúdos relacionados à busca humana pelo sentido da vida.

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s