Livro inédito de Charles Chaplin é lançado na Itália

As comemorações alusivas ao centenário de Charles Chaplin ganham um elemento especial: Nesta terça-feira, será lançado um livro INÉDITO do artista. Intitulado de “Footlights”, a obra inspirou o filme “Luzes da Ribalta”, de 1952, considerado pela crítica como a última grande obra de Chaplin no cinema.

A jovem bailarina (Claire Bloom) e o velho palhaço (Chaplin).

A jovem bailarina (Claire Bloom) e o velho palhaço (Chaplin).

O romance foi escrito por volta de 1948 e havia uma série de rascunhos, encontrados nos “Arquivo Chaplin”, na Suíça. David Robinson, seu principal biógrafo, autor do livro “Chaplin – Uma biografia definitiva” foi o responsável por organizar e reconstruir a obra, que foi iniciada por uma digitalização desde 2002. A família de Charles Chaplin autorizou todo o processo. Esse material encontra-se disponível para o público, na biblioteca de Bologna, na Itália.

A Cineteca de Bologna é responsável pela restauração de mais de 70 filmes de Charles Chaplin, sob a autorização da família do artista, desde o ano de 1998, e vem sendo atualizada na medida que surgem novas tecnologias.

O filme “Luzes da Ribalta” conta a história de um palhaço inglês, que está envelhecendo e já não consegue atrair a atenção do público. Sofrendo um vazio existencial, ele encontra uma bailarina que tenta o suicídio, por não mais poder dançar, e se propõe a ajudá-la, encontrando assim um sentido para sua vida. O desprezo do público era o maior medo de Charles Chaplin e, por isso, muitos dizem que esse é um filme biográfico do artista. O filme é conhecido, também, por trazer o maior “rival” de Chaplin no cinema, Buster Keaton, sendo essa a única vez em que os dois são vistos juntos, num filme.

Chaplin e Keaton em cena (1952)

Chaplin e Keaton em cena (1952)

O livro “Footlights”, na versão impressa, em inglês, será vendido na Amazon.com e no site da Cineteca de Bologna.

Fonte: O Globo

Anúncios

Sobre Hallyson Alves

Sou historiador e psicólogo. Desde 2007 pesquiso sobre Charles Chaplin, ícone do cinema mundial, sendo este a principal inspiração para a minha dissertação de mestrado. Foi com o intuito de compartilhar um pouco desta pesquisa, que criei o Blog Chaplin, o primeiro blog com conteúdo exclusivo sobre o artista, em língua portuguesa. Além disso, venho construindo o blog Psicologia e Sentido, espaço reservado para conteúdos relacionados à busca humana pelo sentido da vida.

2 comentários

  1. Agradeço ao Blog Chaplin, pela inclusão a respeito do meu trabalho profissional sósia de chaplin pasttella,
    e em razão do centenário de carlitos e chaplin, haverá no Memorial da América Latina, uma homenagem protagonizada por mim, no dia 22/03/2014, “Chaplin Eterna Lembrança”- “Carlitos Minha Inspiração” juntamente com outras atrações artísticas neste dia. Oportunamente relatarei atrações e horários.
    “A verdadeira cor esta num gesto de amor” Chaplin

  2. centenário da personagem carlitos e chaplin.
    Aguardo de vcs. a inclusão de minha protagonização de carlitos em “Chaplin e Eu”, já enviada a muito tempo, tem uma seleção para tal, é so ver o meu site: wwww.carlitosbrazuca.com.br,
    Gostaria de poder ver meu trabalho neste conceituado blog chaplin.
    Espero poder ser atendido o meu pedido.
    “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco” chaplin

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s