III História em Curtas exibirá “O Imigrante”

III História em Curtas

No último dia do III História em Curtas, evento realizado na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) será exibido o curta-metragem “O Imigrante”, de Charles Chaplin.

Além de “O Imigrante” que terá sua exibição na sexta-feira (14/05/2010), o evento exibirá os curtas:

The Fuehrer´s Face (1942) e  Geri´s Game (1997), na segunda-feira;

Um cão andaluz (1929) e Terra sem Pão (1932), na terça-feira;

Noite e Nevoeiro (1955), na quarta-feira;

e Viagem à Lua (1902), na quinta-feira.

Sobre o evento

O História em Curtas está na sua terceira edição. A proposta do evento é a de proporcionar espaços de diálogos acerca das novas linguagens (neste caso, o cinema) envolvendo esse recurso didático aliado às demais áreas do conhecimento, a exemplo da História, Geografia, Sociologia e etc. Num primeiro momento serão exibidos os filmes e em seguida haverá um círculo de discussões acerca da temática dos mesmos.

O evento será realizado nos dias 10, 11, 12, 13 e 14/05/2010 no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande.

O Imigrante (Sinopse)

Carlitos chega a “terra das oportunidades”. Ele é mais um imigrante que vai tentar a vida na América. No navio, acaba conhecendo uma jovem, que acompanha sua mãe, e os dois acabam se apaixonam. Quando acaba a viagem, os dois se separam, devido a crueldade do oficial de imigração. Ele tenta encontrá-la mas o reencontro só ocorre algum tempo depois,  em um restaurante. De lá eles partem para um dos poucos finais felizes de Chaplin.

Esse filme apresenta momentos inesquecíveis: Carlitos convida Edna para comer algo no restaurante, porém descobre que ele não tem um tostão. O constrangimento do vagabundo seria o suficiente para salvar todo o filme, não fosse ele tão completo. Outro momento inesquecível é a cena final, de uma simplicidade tão absurda quanto completa.
Muitos consideram “O Imigrante” como sendo um filme autobiográfico. Ele testemunha a forma como um imigrante chega em terras estranhas, como aconteceu com o próprio Chaplin, para tentar construir uma nova vida.

O Imigrante, 1917 – Direção: Charles Chaplin – 25 min.

Anúncios

Sobre Hallyson Alves

Sou historiador e psicólogo. Desde 2007 pesquiso sobre Charles Chaplin, ícone do cinema mundial, sendo este a principal inspiração para a minha dissertação de mestrado. Foi com o intuito de compartilhar um pouco desta pesquisa, que criei o Blog Chaplin, o primeiro blog com conteúdo exclusivo sobre o artista, em língua portuguesa. Além disso, venho construindo o blog Psicologia e Sentido, espaço reservado para conteúdos relacionados à busca humana pelo sentido da vida.

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s