Chaplin, os judeus e O GRANDE DITADOR

Numerosos críticos se preocuparam em tentar desvendar se Chaplin era de origem judaica ou não.

Com exceção do prenome de sua mãe, Hannah, tipicamente israelita, não há nada mais que confirme essa tese.

Em 1921, ele declarou: “Não sou judeu – porém estou convencido de que pelo menos uma pequena gota desse sangue corre em minhas veias”.

Numa entrevista concedida em 1940, já se expressaria de uma forma diferente: “Eu me sentiria orgulhoso de ser judeu, mas não possuo uma gota sequer de sangue judeu. Por outro lado, tenho algo de cigano em minhas origens.” (Em sua autobiografia ele conta que sua avó materna era cigana.)

Certa ocasião Chaplin rememora que Cecil B. de Mile havia-lhe dito: “É perigoso numa época como esta querer fazer graça à custa da guerra”.

Mas a idéia o excitava, muito mais porque, algum tempo antes, em Augusta – uma cidade note-americana -, vendendo bônus pró-guerra, um juiz local lhe dissera: “O que me agrada em você é o seu conhecimento do que é fundamental. Você sabe que a parte menos digna de uma pessoa é o seu traseiro. E suas comédias provam isso. Quando dá um pontapé no traseiro de um senhor pomposo, você o priva de toda sua dignidade…”

“Não resta a menor dúvida – respondeu Chaplin -, a bunda é a sede da nossa dignidade…”

Curiosidade: Em outubro de 1940, Chaplin lança um dos seus maiores sucessos: The Great Dictator (O Grande Ditador. O filme foi uma antevisão do maior genocídio da história, praticadoo pelos nazistas. Mais tarde Chaplin diria: “Se eu tivesse conhecido os verdadeiros horrores dos campos de concentração alemães, jamais poderia ter realizado um filme como O Grande Ditador – a ridicularização da loucura homicida dos nazistas. O que eu quis foi mostrar o absurdo do discurso a favor dasraças de sangue puro”.

Fonte: O Pensamento Vivo de Chaplin (Martin Claret, 1984)
Sobre Hallyson Alves

Sou historiador e psicólogo. Desde 2007 pesquiso sobre Charles Chaplin, ícone do cinema mundial, sendo este a principal inspiração para a minha dissertação de mestrado. Foi com o intuito de compartilhar um pouco desta pesquisa, que criei o Blog Chaplin, o primeiro blog com conteúdo exclusivo sobre o artista, em língua portuguesa. Além disso, venho construindo o blog Psicologia e Sentido, espaço reservado para conteúdos relacionados à busca humana pelo sentido da vida.

1 comentário

  1. Chaplin nasceu para brilhar,brilhar o mundo com tanta alegria e dedicação para com o público.Parabéns Chaplin,você merece.

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

