O Encontro de Chaplin e Einstein

Chaplin e Einstein

Charles Chaplin e Albert Einstein, na estreia do filme “Luzes da Cidade”, em 1931.

Chaplin sempre teve admiração pelos cientistas e pensadores em geral. Em sua autobiografia, comenta sobre o seu primeiro encontro com Albert Einstein, ainda em 1926, enquanto o cientista participava de conferências na Califórnia. Assim escreveu:

Para mim, cientistas e filósofos são, no íntimo, grandes românticos que canalizam noutro rumo as suas paixões. Essa idéia calhava bem com a personalidade de Einstein. A sua aparência era a de um típico alemão dos Alpes, nomelhor sentido, jovial e acolhedor. Senti que sob os seus modos calmos e afáveis se escondia uma índole profundamente emotiva e que provinha daí a sua extraordinária força intelectual. (CHAPLIN, 1964, p. 372)
 Na sua visita a Hollywood, nos anos trinta, Einstein causou uma verdadeira loucura midiática. Um dos muitos que se renderam ao charme do físico foi Charlie Chaplin que o convidou para a estreia do seu filme Luzes da Cidade. Conta-se que, enquanto circulavam pelas ruas da cidade e, os transeuntes aplaudiam os dois grandes senhores, Chaplin teria se virado para Einstein e dito: «As pessoas aplaudem-no porque nenhuma delas o entende e aplaudem-me porque todos me compreendem».

Na ocasião do encontro, um fato curioso foi compartilhado com Chaplin, pela esposa de Einstein, sobre como foi concebida a famosa Teoria da Relatividade:

(…) a sra. Einstein chamou-me à parte e cochichou:

– Por que não convida o professor a ir à sua casa? Sei que ele gostaria de uma boa prosa sossegada, só entre nós.

(…) Ao jantar, contou-me ela a história da manhã em que Einstein concebeu a teoria da relatividade.

Nesse dia, desceu paa o café da manhã, metido no robe de chambre, como de hábito, porém não comeu quase nada.

– Pensei que ele estivesse indisposto e perguntei-lhe o que havia. “Querida” – respondeu ele -, “tive uma idéia maravilhosa!” Bebeu o café, encaminhou-se ao piano e começou a tocar. De vez em quando, parava, escrevia uns apontamentos e repetia: “Tive uma idéia maravilhosa, estupenda!” Então, eu lhe disse: “Por amor de Deus, explique-me o que é, não me deixe assim em suspenso.” E ele: “É coisa difícil, que ainda me vai dar trabalho.”

Contou-me que Einstein continuou a tocar piano e a tomar notas por mais uma meia hora, depois subiu para o gabinete, dizendo que não queria ser perturbado, e lá ficou por duas semanas.

– Todos os dias eu lhe mandava as refeições e à noite ia ele andar um pouco, para fazer exercício, porém logo tornava ao trabalho. Até que, afinal, desceu do gabinete, muito pálido. “Aqui está”, disse-me, pondo em cima da mesa, com ar de cansaço, duas folhas de papel. E era a sua teoria da relatividade. (CHAPLIN, 1964, p. 373)

Curiosidade:

Einstein teria pedido à Chaplin que lhe possibilitasse um encontro com a atriz Paulette Goddard, até então esposa de Charlie, sendo possuidora de um “belo rosto, de um altíssimo nível”, segundo o próprio Einstein.

 

Referências:

«Effects of External Sensory Input on Time Dilation.», A. Einstein, Institute for Advanced Study, Princeton

CHAPLIN, Charles. Minha Vida. Rio de Janeiro. José Olympio Editora, 2011.

Sobre Hallyson Alves

Sou historiador e psicólogo. Desde 2007 pesquiso sobre Charles Chaplin, ícone do cinema mundial, sendo este a principal inspiração para a minha dissertação de mestrado. Foi com o intuito de compartilhar um pouco desta pesquisa, que criei o Blog Chaplin, o primeiro blog com conteúdo exclusivo sobre o artista, em língua portuguesa. Além disso, venho construindo o blog Psicologia e Sentido, espaço reservado para conteúdos relacionados à busca humana pelo sentido da vida.

5 comentários

  1. Graças ao meu filhinho de 3 anos, super fã de Chaplin, passei a conhecer melhor sua maravilhosa obra, seu legado. É surpreendente perceber a capacidade que Chaplin tem de atingir a alma de seus expectadores. Até mesmo de meu menininho que, à noite, deita-se no sofá, ao meu lado, me pedindo que assista algum filme de Charles Chaplin ao seu lado.

  2. ola sou caroolina tenho apenas 9 anos mas assistir aos filmes de chaplim e gostei muinto realmente ele sera o eterno vagabundo mais generoso esperto malando e muinto mais .charlim mesmo morto para mim ele ainda faz muinto susseso.

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

