O Encontro entre Chaplin e Ghandi

Uma foto histórica

Uma foto histórica

Gandhi, durante a juventude na Inglaterra, por volta de 1889, cursou a faculdade de Direito em Londres. Quando voltou à Índia, em 1891, a mãe dele houvera falecido, e ele não obteve êxito ao exercer na Índia sua profissão legal, como advogado, devido sua timidez. Assim, ele aproveitou a oportunidade de ir para a África do Sul, durante um ano, representando uma firma hindu, no Natal, durante um processo judicial naquela terra.

Quando Gandhi retornou à África, após buscar a esposa e filhos na Índia, em janeiro de 1897, os sul-africanos tentaram interromper suas atividades de maneiras sórdidas. Gandhi acabou permanecendo vinte anos na África do Sul, defendendo a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos seus direitos. Ele experimentou o celibato durante trinta anos de sua vida, e em 1906 levou o juramento de Brahmacharya para o resto da vida dele.

Gandhi foi chamado à uma reunião com o Vice-rei, Irwin, em 1931, e eles firmaram um acordo em março. A Desobediência civil foi cancelada; foram libertados os prisioneiros; a fabricação de sal foi permitida na costa; e os líderes do Congresso assistiriam à próxima Conferência de Mesa Redonda em Londres.

 charlie-chaplin_181503

Em transmissão de rádio para os Estados Unidos, Gandhi falou que a força não violenta é um modo mais consistente, humano e digno. Discutindo relações com os britânicos, ele disse que ele não queria somente a independência, mas também a interdependência voluntária baseada no amor. No exercício de humildade, se recusou a ficar em um hotel durante as 12 semanas e escolheu permanecer entre as classes trabalhadoras do West End.

De que falaram esses dois gênios?

Sobre a industrialização da Índia. Depois de passarem por uma multidão, se cumprimentaram e ficaram sozinhos, em uma sala de estar. Depois de sentar, Chaplin perguntou à Ghandi: “Por que não és a favor das máquinas?”. Durante vinte minutos falaram sobre máquinas e industrialização e, depois, Chaplin acompanhou Gandhi em suas orações, sentando com ele no chão.
Em declarações posteriores, Chaplin explicou: “Eu lhe disse que pensava que o ponto de vista indiano era diametralmente oposto à do Ocidente e que seria muito fácil para pessoas como eu conciliar ambas as visões. Admito que o Sr. Gandhi e eu não vemos as coisas de modo igual. Não fui capaz de acompanhar tudo o que me falou, mas eu estava ansioso para transmitir que as máquinas fazem parte do patrimônio da humanidade e que não podemos separarmos completamente da sua utilidade. Penso – acrescentou Chaplin – que aprecio o ponto de vista oriental, e creio que o Sr. Gandhi entendeu o ponto de vista ocidental um pouco melhor, antes de havermos terminado.”

Chaplin_and_Gandhi_London

Anúncios

Sobre Hallyson Alves

Sou historiador e psicólogo. Desde 2007 pesquiso sobre Charles Chaplin, ícone do cinema mundial, sendo este a principal inspiração para a minha dissertação de mestrado. Foi com o intuito de compartilhar um pouco desta pesquisa, que criei o Blog Chaplin, o primeiro blog com conteúdo exclusivo sobre o artista, em língua portuguesa. Além disso, venho construindo o blog Psicologia e Sentido, espaço reservado para conteúdos relacionados à busca humana pelo sentido da vida.

5 comentários

  1. OI estou escrevendo para comunicar que dia 10/03/2009 fui homenageado na camara de vereadores de São Sebastiaõ com uma moção de aplausos por fazer p chaplin das rosas em sao sebastiao litoral norte SP.

  2. muito legal,pois alem de adorar o chaplin eu faço
    o personagem para vender rosas na noite de sao sebastiao litoral norte sao paulo parabens
    att Chaplin das rosas

  3. Mais que genial esse BLOG…
    Achei aqui por acaso…
    Tenho um também…
    SOU APAIXONADA PELO CHAPLIN…
    PERFEITO O BLOG!

    Luna Othaman.

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s