Chaplin e o Oscar Especial de 1972

Um dos momentos mais aguardados e que causou comoção na entrega dos prêmios em 1972 foi a presença de Charles Chaplin para receber um Oscar especial pelo conjunto da obra.

“Palavras são tão fúteis, tão frágeis. Gostaria apenas de dizer obrigado pela honra do convite”, discursou o ator e diretor. Chaplin, um dos que mais lutou contra a chegada do som ao cinema, voltava ao Estados Unidos depois de 20 anos. Ele havia sido expulso do país por causa de sua suposta simpatia pelos ideais comunistas. Nos bastidores, Chaplin declarou a um repórter: “Fiquei muito honrado, mas devo admitir que comecei a fazer cinema por dinheiro. A arte veio depois, naturalmente. Nada posso fazer se as pessoas se decepcionam com essa afirmação. É a pura verdade”.

Confira o vídeo e segure a emoção:


Anúncios

Sobre Hallyson Alves

Sou historiador e psicólogo. Desde 2007 pesquiso sobre Charles Chaplin, ícone do cinema mundial, sendo este a principal inspiração para a minha dissertação de mestrado. Foi com o intuito de compartilhar um pouco desta pesquisa, que criei o Blog Chaplin, o primeiro blog com conteúdo exclusivo sobre o artista, em língua portuguesa. Além disso, venho construindo o blog Psicologia e Sentido, espaço reservado para conteúdos relacionados à busca humana pelo sentido da vida.

6 comentários

  1. Murilo, adicionei o vídeo do momento em que Chaplin recebe o Oscar Honorário, em 1972. Chaplin morreria 5 anos depois de receber a homenagem de Hollywood.

  2. Procure pelo Documentário: “Melhores Momentos do Oscar 1971-1990” nas locadoras, tem em VHS, aparece em destaque esta premiação para Chaplin, muito emocionante por sinal.

  3. O que eu fico pensando é se existe algum vídeo desse Oscar… se alguém souber da existência de algum, ficaria feliz se entrasse em contato! 😀

  4. O Oscar é o mínimo que o grande Chaplin merece por sua vida tão cheia de glórias e sua contribuição ao cinema mundial. Depois da perseguição por sua suposta ligação com o comunismo, foi um gesto de extrema bondande ele aceitar essa premiação americana.

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse post. Utilize o formulário de comentários abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s